fbpx

Mantendo a nossa tradição de divulgar em primeira mão as notícias do mundo da nornalização e de sistemas de gestão apresentamos agora a mais nova norma a ser desenvolvida do que já se considera a “Série ISO 45000” de normas ISO de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

A ISO acabou de iniciar o processo de elaboração da futura “ISO 45003 – Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Segurança e Saúde Psicológica no local de trabalho – Orientações, que tem previsão de publicação para 2021.

É importante salientar que se trata de uma norma de diretrizes e não de requisitos, ou seja, tem as orientações para as melhores práticas, mas não é auditável objetivamente para fins de certificação.

Motivador para a decisão de elaborar esta norma

Pelo que a ISO declara na justificativa para o projeto de norma, que ainda está na fase de votação para WD – Working Draft, o principal motivador para a decisão de elaborar esta norma é o atual desafio de saúde mental dos trabalhadores nesta fase de isolamento social e enfrentamento da Pandemia do COVID-19.

Cabe ressaltar que muitos estudiosos da Administração e Gestão já apontaram que as relações de trabalho e o modo de atuar dos profissionais mudará inevitavel e irregressivelmente daqui para frente, embora este não seja o foco de nosso artigo.

Tradução livre da notícia citada

A seguir a tradução livre do site da ISO (https://www.iso.org/news/ref2504.html ) que contém a notícia citada:

O mundo do trabalho foi virado de cabeça para baixo com os principais desafios para manter as empresas em movimento e gerenciar a segurança e saúde no local de trabalho. Isso é verdade tanto para quem é capaz de trabalhar no momento quanto para quem precisa se preparar para um eventual retorno.

O tema do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho deste ano é “Pare a pandemia: a segurança e a saúde no trabalho podem salvar vidas”, que reconhece os muitos desafios sem precedentes que as organizações enfrentam no momento e aumenta a conscientização sobre a importância de uma gestão eficaz de serviços de segurança e saúde ocupacional.

A ISO 45001, Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Requisitos com orientações para uso, é a primeira e única norma Internacional de gestão de segurança e saúde ocupacional (SSO), contendo boas práticas acordadas em todo o mundo. Ele fornece orientações úteis e uma estrutura para reduzir riscos relacionados ao trabalho, proteger a saúde e aumentar a segurança no trabalho.

A saúde no local de trabalho, no entanto, não se limita à segurança física e bem-estar. As tensões e medos que esse período induziu impactam a todos nós. Trabalhadores de toda parte podem ser afetados pela incerteza predominante e seu ambiente de trabalho desempenha um papel vital na redução disso.

Reconhecendo esse fato, está em andamento o trabalho para desenvolver uma norma complementar que atenda à saúde psicológica. A futura ISO 45003, Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Segurança e Saúde Psicológicas no local de trabalho – Diretrizes, fornecerá orientações sobre os requisitos da ISO 45001 com relação à gestão de riscos psicológicos de segurança e saúde dentro de um sistema de gestão de SSO.

A norma abordará as muitas áreas que podem impactar a saúde psicológica de um trabalhador, incluindo comunicação ineficaz, pressão excessiva, liderança ruim e cultura organizacional. Espera-se que seja publicada em 2021.

A futura ISO 45003 é desenvolvida pelo mesmo comitê técnico que elaborou a ISO 45001 – ISO ISO / TC 283, Gestão de segurança e saúde ocupacional.

 

Sobre o autor deste artigo:

Marcello G. Couto, M.Sc.

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense.

Auditor, Consultor e Instrutor da HGB Consultoria.

Avaliador de acreditação de Organismos de certificação (Brasil, EUA, Austrália/Nova Zelândia)

20 anos de experiência em auditorias e sistemas de gestão

Coautor do livro “Sistemas de Gestão Integrados” – https://www.facebook.com/Sistemas-de-Gestão-Integrados-ISO-9001-ISO-14001-ISO-45001-O-Livro-343306256394308/

 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marcello-couto-95555710/

Instagram: https://www.instagram.com/profmarcello_couto/

Veja Também